IFRN mantém conceito 4 no Índice Geral de Cursos

O Ministério da Educação (MEC) e o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) divulgaram, na última sexta-feira (23), o Índice Geral de Cursos Avaliados da Instituição (IGC) referente ao ano de 2019. Nesta edição, os cursos do Instituto Federal do Rio Grande do Norte obtiveram nota 4, numa escala de um a cinco. O indicador avalia a qualidade das instituições de ensino superior. Dessa forma, os dados divulgados hoje mantêm o IFRN com a classificação de “nível de excelência”. No Nordeste, além da Instituição, apenas IFBA recebeu a pontuação.

Para o pró-reitor de Ensino, professor Dante Henrique Moura, o resultado do IGC “confirma a qualidade do processo formativo do IFRN. O Instituto recebeu a nota geral 4, e estamos caminhando firmemente em direção a uma avaliação de IGC 5. Tivemos algumas dificuldades em alguns cursos localizados, mas, em razão disso, estamos investindo em um maior apoio a esses cursos. Considerando que a Instituição não tem uma atuação de longa data no ensino superior, isso valoriza ainda mais os resultados obtidos, porque demonstra que, em um espaço de tempo não tão elevado, o IFRN se manteve na pontuação 4”.

“O Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior, o Sinaes, que tem como composição as avaliações de cursos superiores pelo Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade) e avaliações in loco (presenciais), além da avaliação institucional, nesse conjunto de processos avaliativos, demonstra com esse resultado do IGC 4, o empenho de cada servidor de nossa Instituição, que sempre contribuiu enormemente para que a proposição formativa em cada projeto pedagógico de curso (PPC) se efetive e fique demonstrada nos dados que são expostos para conhecimento de toda a sociedade. Assim, o trabalho dos profissionais da educação (técnicos administrativos, equipe técnico pedagógica, docentes e coordenadores de cursos) que atuam de forma indireta e direta, registrando aqui a importante atuação dos docentes através dos Núcleos Docentes Estruturante e Núcleos Centrais Estruturantes, guardiões do compromisso institucional de formar o profissional em sua completude, com sua formação integral e cidadã, está exaltado e merecidamente reconhecido de forma pública, o que historicamente sempre foi motivo de destaque e orgulho para a sociedade norte-rio-grandense”, disse Tarcimária Gomes, diretora de Avaliação e Regulação do Ensino do IFRN.