Igreja alemã é condenada a indenizar vítima de abuso sexual

A arquidiocese de Colônia, no oeste da Alemanha, foi condenada nesta terça-feira (13/06) a pagar 300 mil euros (R$ 1,6 milhão) de indenização a um homem que foi vítima de múltiplos abusos sexuais cometidos por um padre na década de 70. O homem, de 62 anos, um ex-coroinha, teria sido abusado sexualmente mais de 300 vezes por um padre católico que já morreu.

O tribunal de Colônia condenou a arquidiocese onde o padre prestava serviço a indenizar a vítima, assim como a cobrir eventuais tratamentos futuros por danos psicológicos, segundo um porta-voz do tribunal. A vítima havia pedido inicialmente 750 mil euros (R$ 4 milhões), e ainda cabe recurso da decisão. A arquidiocese não contestou as acusações contra o padre e não tentou alegar a prescrição do crime.

O tribunal não concedeu a maior indenização pedida porque entendeu que o homem felizmente não teve sua “vida destruída” apesar do crime. Ele se casou, teve filhos e conseguiu exercer uma profissão. Já a vítima afirmou que teve que se submeter a muitos anos de terapia intensiva para se recuperar. “As lembranças continuam aparecendo para mim”, ressaltou.

Fonte: DW Brasil