Após firmar uma parceria com o Instituto Internacional de Física (IIF) voltada à formação de jovens com altas habilidades, superdotação em Tecnologia da Informação (TI), o Instituto Metrópole Digital (IMD/UFRN) dá início, nesta sexta-feira, dia 28 de abril, a uma programação anual aberta a toda a comunidade para trabalhar a temática do desenvolvimento do pensamento científico.
Com programação até novembro de 2023, o cronograma é aberto tanto para o público interno como externo da Universidade e conta com exibição de vídeos, debates e palestras, todos sobre temáticas científicas. Sexta-feira, 28, será o dia de discutir produções audiovisuais sobre Computação e Engenharia. As atividades acontecem na sala B206 do IMD e no auditório do IIF, às 17h30.
Ao longo do ano, a comunidade acadêmica poderá acompanhar a discussão de três filmes: O Jogo da Imitação, O Menino que Descobriu o Vento e O Homem que Viu o Infinito. Os debates sobre as produções estão previstos para os dias 26 de maio, 7 de julho e 27 de outubro, respectivamente.
Já em âmbito interno, a programação prevê também a participação de alunos do IMD e do IIF em palestras. Elas abordarão temáticas como ciência na mídia e fronteiras da Física Moderna. Os estudantes também serão envolvidos na produção e apresentação de vídeos sobre temas variados.
No IMD, as atividades são dirigidas aos alunos do Talento Metrópole, uma iniciativa que trabalha com jovens com altas habilidades, superdotação em tecnologia.
Ações de incentivo
Segundo a professora Izabel Hazin, coordenadora do Talento Metrópole, a parceria sinaliza a possibilidade de a UFRN conduzir ações concretas no âmbito de pessoas com superdotação. “É uma parceria muito bem-vinda porque isso nos faz ter uma cobrança maior para que ações de incentivo floresçam e gerem frutos”, comenta a docente.
O acordo entre as duas instituições foi assinado em dezembro de 2022 pelo diretor do IMD, professor Ivonildo Rêgo, pelo diretor do IIF, professor Álvaro Ferraz, e também por Klaus Capelle, ex-reitor da Universidade Federal do ABC (UFABC) e pesquisador colaborador de projetos do IIF. Capelle deve participar da programação de 2023 como palestrante.
Na ocasião da assinatura, o diretor geral do IMD ressaltou que o acordo também pode contribuir para o início de novas parcerias em áreas diferentes, como o da Computação Quântica, campo que já desponta no âmbito acadêmico e que sinaliza o futuro da TI em todo o mundo.
Já na perspectiva dos alunos, o acordo deverá possibilitar o intercâmbio de estudantes de ambas as instituições, de modo a ampliar a produção de conhecimento científico acerca de temas diferentes, como Engenharia de Software, Computação e afins.
Superdotação
Conduzida há mais de sete anos no IMD, a formação para alunos com superdotação, altas habilidades em TI é oferecida pelo Talento Metrópole para estudantes que estão cursando os 7°, 8º e 9º anos do Ensino Fundamental ou o Ensino Médio.
Uma vez no programa, o estudante é acompanhado por um tutor, professor pesquisador da UFRN, junto ao qual desenvolve um plano individual de trabalho considerando interesses, habilidades e competências do aluno.
Além disso, o estudante dispõe de toda a infraestrutura do IMD, sendo assistido por equipe especializada constituída por psicólogos, pedagogos e assistente social.
Mais informações estão disponíveis no site.