O imperador Heliogábalo, como era chamado Marco Aurélio Antonino, governou o Império Romano entre os anos de 218 e 222 — sendo assassinado quando tinha apenas 18 anos. Apesar de seu curto reinado, Heliogábalo se tornou uma figura que causa controversos debates por conta de sua identidade de gênero. A discussão fez com que o Museu North Hertfordshire anunciasse a renomeação de sua exposição; que agora passará a tratá-lo como uma mulher trans. Assim, Heliogábalo receberá os pronomes femininos ela/dela.
Segundo reportado pela BBC, textos clássicos corroboram com essa particularidade. Em um deles, Heliogábalo afirmou: “Não me chame de senhor, pois sou uma senhora”. Com isso, o porta-voz do Museu North Hertfordshire relatou que a instituição considerou que seria “educado e respeitoso ser sensível à identificação de pronomes para pessoas do passado”.
Antes da mudança, porém, o próprio museu já exibia uma moeda com a face de Heliogábalo junto de itens LGBTQIA+ de seu acervo. A mudança foi feita após consulta à instituição de caridade LGBTQIA+ Stonewall, tudo para se certificar que “as exibições, a publicidade e as palestras sejam tão atualizadas e inclusivas conforme for possível”, afirmou o porta-voz do museu.
Fonte: Revista Aventuras na História