A imprensa britânica tem exaltado a atuação de Wagner Moura em O Agente Secreto, filme dirigido por Kleber Mendonça Filho, após sua estreia no Festival de Cannes 2025. O longa, ambientado no Brasil dos anos 1970 durante a ditadura militar, apresenta Moura no papel de Marcelo, um acadêmico forçado a fugir após se opor a um ministro corrupto. A produção mistura elementos de thriller político, sátira surreal e drama psicológico, sendo descrita pelo The Guardian como “um drama brasileiro brilhante” que combina “tirania política, comédia sombria e mitos urbanos alucinantes” .
A performance de Moura tem sido amplamente elogiada. A crítica destaca sua habilidade em transmitir a complexidade de um personagem dividido entre o medo e a resistência. O diretor Kleber Mendonça Filho afirmou que este é “o melhor papel que ele já fez”, ressaltando que o personagem foi escrito especialmente para o ator .
Alice Carvalho, atriz potiguar, também integra o elenco. Conhecida por seu trabalho no cinema e na TV, incluindo a série Segunda Chamada e o longa Cidade Invisível, Alice entrega uma performance marcante no longa, ao lado de Wagner Moura. O ator Kaiony Venâncio também representou o Rio Grande do Norte ao lado de Alice, no último domingo (18), no Festival de Cannes.
O Agente Secreto teve sua estreia mundial na competição oficial de Cannes em 18 de maio de 2025, onde recebeu uma ovação de pé de 13 minutos . A produção é uma coprodução entre Brasil, França, Alemanha e Holanda, e tem previsão de estreia nos cinemas brasileiros ainda este ano .