Índia confirma presença de enxofre e oxigênio na Lua

O veículo explorador lunar da Índia confirmou a presença de enxofre e detectou vários outros elementos perto do polo sul lunar, menos de uma semana após seu histórico pouso na Lua, informou a agência espacial da Índia nesta terça-feira (29/08).

O instrumento de espectroscopia induzida por laser do rover indiano também detectou alumínio, ferro, cálcio, cromo, titânio, manganês, oxigênio e silício na superfície lunar, segundo a Organização Indiana de Pesquisa Espacial (ISRO, na sigla em inglês), numa postagem em seu site.

O veículo lunar desceu uma rampa do módulo espacial indiano Chandrayan-3, após o pouso da última quarta-feira perto do polo sul da Lua. Espera-se que o rover de seis rodas movido a energia solar Pragyan – “sabedoria” em sânscrito – passeie pelo polo sul, ainda relativamente pouco mapeado, transmitindo imagens e dados científicos durante sua vida útil de duas semanas.

O rover “confirma inequivocamente a presença de enxofre”, declarou a ISRO. O robô também procura de sinais de água congelada que possam ajudar futuras missões astronáuticas, como fonte potencial de água potável ou de combustível para foguetes. O rover também estudará a atmosfera e a atividade sísmica da Lua.

Na segunda-feira, a rota do veículo lunar foi reprogramada quando ele se aproximou de uma cratera de quatro metros de largura. “Agora está indo com segurança por um novo caminho”, comunicou a organização.

O veículo se move a apenas cerca de dez centímetros por segundo, para minimizar eventuais choques e danos ​​no terreno acidentado da Lua.

Fonte: DW Brasil