O centro de processamento de vistos da Índia no Canadá suspendeu seus serviços nesta quinta-feira (21/09). A decisão ocorre após o primeiro-ministro canadense, Justin Trudeau, levantar suspeitas de que Nova Délhi estaria envolvida no assassinato de um ativista sikh em solo canadense e expulsar um diplomata indiano do país.
“Aviso importante da missão indiana: devido a razões operacionais, com efeito a partir de 21 de setembro, os serviços de visto indiano foram suspensos até segunda ordem”, informou o Centro de Solicitação de Visto Indiano BLS no Canadá, sem fornecer maiores detalhes.
O Ministério do Exterior da Índia tampouco comentou a decisão. Na quarta-feira, o órgão havia emitido um aviso de viagem atualizado pedindo aos cidadãos indianos que viajam ao Canadá e, especialmente, para aqueles que estudam no país, que fossem cautelosos por causa de “crescentes atividades anti-Índia e crimes de ódio com motivações políticas”.
No comunicado, indianos também foram orientados a evitar ir a locais no Canadá onde “diplomatas indianos e setores da comunidade indiana que se opõem à agenda anti-Índia são alvos de ameaças”.
Fonte: DW Brasil