Índice de Confiança do Empresário Industrial fica em 57,8 pontos em julho, aponta CNI

Índice de Confiança do Empresário Industrial (ICEI) ficou estável na passagem de junho para julho de 2022 e permanece em 57,8 pontos. O indicador da Confederação Nacional da Indústria (CNI) varia entre 0 e 100 pontos, com uma linha de corte em 50 pontos. Dados acima dessa linha indicam confiança e abaixo, falta de confiança. Foram ouvidas 1.571 empresas, das quais 619 de pequeno porte, 584 de médio porte e 368 de grande porte, entre 1º e 7 de julho.

Entre os dados que compõem o ICEI, o Índice de Condições Atuais recuou levemente, com uma queda de 0,4 ponto para 51,1 pontos. De acordo com o gerente de Análise Econômica da CNI, Marcelo Azevedo, o índice demonstra melhora das condições atuais na comparação com os últimos seis meses, na avaliação da indústria, apensar da ligeira queda.

O Índice de Expectativas ficou praticamente estável, com uma variação de 0,1 ponto para 61,1 pontos. Ao permanecer significativamente acima da linha divisória de 50 pontos, o índice demonstra a continuidade do otimismo elevado da indústria para os próximos seis meses. “As expectativas de melhora da economia estão bem disseminadas entre os industriais”, avalia o economista.