Indústria brasileira termina 2º tri com aumento de vendas e emprego

A atividade da indústria brasileira fechou o segundo trimestre com força e mantendo o ritmo de crescimento em junho, com aumento das vendas, da produção e do emprego, embora a confiança tenha arrefecido, mostrou hoje (1) o Índice de Gerentes de Compras (PMI, na sigla em inglês) da S&P Global.

O PMI da indústria ficou em 54,1 em junho, pouco alterado em relação à leitura de 54,2 em maio, sinalizando a continuidade da recuperação do setor ao permanecer acima da marca de 50 que separa crescimento de contração.

A S&P Global destacou ainda que o resultado da indústria brasileira arremata um segundo trimestre de desempenho forte, com o PMI ficando em média nesse período em 53,4 – patamar mais alto desde o terceiro trimestre de 2021 -, de 49,9 nos três primeiros meses deste ano.

“O setor industrial teve bom desempenho em junho, permanecendo resiliente diante de numerosos desafios como inflação alta, aumentos agressivos dos juros, crise do custo de vida, gargalos da cadeia de oferta e a guerra na Ucrânia”, destacou a diretora associada de economia da S&P Markit, Pollyanna De Lima.