Médicos ouvidos pelo g1avaliaram como positivo o relatório final da CPI da Covid, registrado na manhã desta quarta-feira (20), e elogiaram o pedido de indiciamento do presidente Jair Bolsonaro por 9 crimes, entre eles, os de “epidemia com resultado morte” e o de “crimes contra a humanidade”. O epidemiologista e reitor da Universidade Federal de Pelotas (Ufpel) Pedro Hallal, elogiou a atribuição a Bolsonaro pelo descontrole da pandemia no Brasil.
“O presidente não pode se esconder atrás da instituição Governo Federal. Algumas ações foram sim de responsabilidade dele. Era o presidente que não usava máscara apesar do Ministério da Saúde recomendar; era o presidente que disseminava fake news em suas lives semanais e em suas manifestações pública. Então, não me surpreende em nada o indiciamento do presidente”, disse Hallal.
O reitor foi uma das pessoas ouvidas pela CPI, em junho. Em seu depoimento, Hallal afirmou que cerca de 400 mil mortes pela Covid-19 no país poderiam ter sido evitadas caso medidas sanitárias como o distanciamento social e a celeridade na vacinação tivessem sido implementadas no país.
Fonte: G1