O Serviço Social do Comércio do Rio Grande do Norte (Sesc RN), entidade do Sistema Fecomércio RN, abriu inscrições nessa segunda-feira, 04, para preenchimento das 381 novas vagas nas Escolas Sesc. As inscrições podem ser feitas até a sexta-feira, 08, de forma online ou presencial (exclusiva para as escolas gratuitas).
É possível consultar os editais no site do Sesc RN (sescrn.com.br), através da aba superior “Editais” ou dentro de “Atuações” e Educação”. Uma das novidades deste ano é que não há pressa para realizar a inscrição, que vai até sexta-feira. O preenchimento das vagas não será por ordem de chegada, mas por seleção, dando prioridade às crianças com menor renda familiar.
Os pré-requisitos para as vagas das escolas gratuitas são: possuir renda per capita familiar de até dois salários-mínimos; estar dentro do limite de idade para a turma desejada, de acordo com as informações do edital; e ser dependente de trabalhador do comércio de bens, serviços e turismo, ou público em geral, desde que se enquadre na condição de baixa renda.
Para se inscrever no edital das escolas pagas, é preciso possuir a credencial Sesc válida e sem débitos em atividades; estar dentro do limite de idade para a turma desejada, de acordo com o edital; e, prioritariamente, ser dependente de trabalhador do comércio de bens, serviços e turismo. Além disso, a novidade deste ano é que, para essa seleção das escolas pagas, a renda per capita familiar é um critério classificatório prioritário.
Vagas
Em 2025, crianças e adolescentes poderão ingressar nas escolas localizadas em Natal (Potilândia e Zona Norte), Mossoró, Caicó, Macaíba, Nova Cruz e São Paulo do Potengi.
São 171 vagas novas gratuitas nas escolas que estão no Programa de Comprometimento e Gratuidade (PCG): Zona Norte, Macaíba, Nova Cruz e São Paulo do Potengi. Por meio do programa, o Sesc RN oportuniza uma educação de excelência a pessoas de baixa renda. Além de terem acesso de forma gratuita, as crianças e adolescentes também recebem fardamento, material escolar e merenda diariamente.
Já as escolas localizadas em Potilândia, Mossoró e Caicó oferecem 210 vagas por meio de matrículas com valores bastante acessíveis. O diferencial deste ano é que, até para essas vagas de valor subsidiado, a prioridade na classificação é para os trabalhadores do comércio com renda familiar per capita (ou seja, por pessoa da família) de até dois salários-mínimos.
Escolas Sesc
O Sesc RN é a maior rede privada de Educação Infantil e Ensino Fundamental do Rio Grande do Norte, com mais de 2 mil alunos matriculados. Cerca de 40% dos estudantes são mantidos pelo Programa de Comprometimento e Gratuidade (PCG).
O presidente do Sistema Fecomércio RN, Marcelo Queiroz, explica sobre os diferenciais que a Escola Sesc oferece: “Temos uma educação de qualidade, com formação científica, mas também humana, focada no desenvolvimento da cidadania plena. As nossas crianças têm acesso à cultura, ao lazer e a todas as nossas atividades. Além disso, as escolas Sesc possuem o selo Rede Pea-Unesco, sendo reconhecidas como escolas que promovem ações educativas com foco na cultura de paz, nos direitos humanos e na cidadania global”, afirma.
Além disso, o Sesc RN possui o Selo Escola Azul, que é um reconhecimento internacional dado pela Unesco para as escolas que têm um trabalho de cuidado e conscientização sobre a preservação dos mares e oceanos. No Rio Grande do Norte, apenas seis escolas contam com o selo, sendo duas delas Escolas Sesc: as unidades da Zona Norte e Mossoró.
Serviço:
O que: Inscrições para Escolas Sesc abrem na próxima segunda-feira
Escolas gratuitas: Nova Cruz, São Paulo do Potengi, Macaíba, Zona Norte
Escolas pagas: Potilândia, Mossoró e Caicó
Período das inscrições: 04 a 08 de novembro de 2024
Inscrições presenciais (somente para escolas gratuitas): Secretaria da Escola Sesc em que se deseja estudar
Inscrições online (para todas as escolas): Site do Sesc (sescrn.com.br), através da aba ‘Editais’ ou dentro de “Atuações > Educação”
Critérios para seleção – PCG:
Possuir renda per capita familiar de até 02 salários-mínimos federais vigentes;
Ser dependente de trabalhadores do comércio de bens, serviços e turismo, ou público em geral, desde que se enquadre na condição de baixa renda;
Estar dentro do limite de idade mínimo de acordo com o edital.
Critérios para seleção – Escolas de Valores Acessíveis:
Possuir credencial Sesc atualizada e sem débitos em atividades do Sesc RN;
Ser dependente de trabalhadores do comércio de bens, serviços e turismo (prioritariamente);
Estar dentro do limite de idade mínimo de acordo com o edital.
Por ordem de classificação de renda familiar per capita.