As inscrições para o processo seletivo de candidatos à 21ª Turma do nível Avançado do Programa de Treinamento em Epidemiologia Aplicada aos Serviços do Sistema Único de Saúde (EpiSUS) vão até o dia 15 de setembro e deve ser feita pelo site do EpiSUS.
Podem se candidatar profissionais de saúde de nível superior interessados em desenvolver e aprimorar competências para atuação na Saúde Pública e profissionais de saúde da Comunidade de Países de Língua Portuguesa (CPLP) que se adequem aos pré-requisitos listados no edital. Das 12 vagas do programa, seis são afirmativas, ofertadas a pessoas negras, indígenas, quilombolas, pessoas transgênero e profissionais dos países parceiros da CPLP.
Acesse o edital de inscrição para o processo seletivo da 21ª turma do EpiSUS-Avançado
O treinamento no EpiSUS-Avançado ocorre presencialmente em Brasília, com dedicação exclusiva durante dois anos. A carga horária de 3,6 mil horas é dividida entre 75% de atividades práticas e 25% de parte teórica, materializadas em módulos sobre epidemiologia e vigilância em saúde, dentre outros, na lógica de “aprender fazendo”.
Criado em 2000, o EpiSUS é um programa de formação de profissionais de saúde nas três esferas de gestão do SUS. A iniciativa tem o objetivo de desenvolver competências em epidemiologia de campo, vigilância em saúde, investigação de surtos e demais eventos de saúde pública. O programa faz parte do Departamento de Emergências em Saúde Pública, da Secretaria de Vigilância em Saúde e Ambiente (SVSA) do Ministério da Saúde.
Informações que não constem no edital ou dúvidas devem ser enviadas oportunamente para o e-mail selecao.episus@saude.gov.br.