Instagram começa a disponibilizar opção que limita posts políticos

As redes sociais Instagram e Threads, ambas da Meta, começaram a adotar uma nova e polêmica personalização de conteúdo. A partir de agora, usuários podem escolher receber menos conteúdos de temas políticos nas plataformas.

Uma atualização recente nos aplicativos adicionou um novo filtro opcional nas configurações. Ele pode limitar ou não a exibição de “tópicos sociais ou políticos” dentro do conteúdo que é sugerido pelo algoritmo dos serviços.

Dessa forma, é possível ver menos recomendações do tema em espaços como a sugestão da aba Explorar, nos Reels e em sugestões do feed ou de usuários a serem seguidos.

Anunciado oficialmente em fevereiro deste ano, o recurso só começou a ser liberado em larga escala nos últimos dias. A atualização no aplicativo ainda não foi disponibilizada para todos os usuários, mas deve se tornar em breve uma opção global para a comunidade.

Ao menos nos testes realizados pelo TecMundo, a opção ainda não constava nas configurações da plataforma para Android.

Como funciona o limite de posts políticos no Instagam
De acordo com o anúncio original da Meta, a ideia é reduzir a quantidade de publicações mostradas para usuários que não querem ver postagens políticas no feed.

Um conteúdo é considerado desse tema quando menciona “governos, eleições ou tópicos sociais que afetem um grupo de pessoas e/ou a sociedade em geral” — ou seja, uma categoria bastante vasta e que pode gerar falsos positivos em algumas postagens.

Fonte: TecMundo