Instagram e Facebook estão proibidos de usar dados de brasileiros em IAs

A Meta, empresa dona das redes sociais Facebook e Instagram, não pode usar dados de usuários brasileiros para treinar suas plataformas de inteligência artificial (IA). A medida preventiva foi anunciada hoje (02) pela Autoridade Nacional de Proteção de Dados (ANPD).

De acordo com a ANPD, a nova política de privacidade da Meta é considerada irregular do ponto de vista da Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), que vale em território nacional desde 2021. A agência diz ter notado “riscos de dano grave e de difícil reparação aos usuários” na nova política da companhia.

A ANPD argumenta que a empresa não foi transparente ao informar os usuários sobre o tratamento dos dados. Além disso, ela propositalmente teria dificultado o processo para que cada usuário proíba a utilização de suas informações pessoais e conteúdos em modelos de linguagem.

Outro ponto controverso envolve o possível uso de dados pessoais de crianças e adolescentes, que são usuários frequentes de plataformas como Facebook e Instagram. Na prática, fotos, vídeos e postagens de menores de idade também poderiam ser coletados para alimentar IAs.

Fonte: TecMundo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Social media & sharing icons powered by UltimatelySocial