Instituições lançam Cátedra Paulo Freire nesta terça-feira

Será lançada nesta terça-feira, 28, a Cátedra Paulo Freire RN, instituição de natureza acadêmica que busca articular a diversidade de estudos, práticas e experiências voltadas para um determinado tema. A proposta, apoiada pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), é capitaneada pelo Instituto Federal de Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN). O lançamento será realizado virtualmente, às 15h, no canal do YouTube do Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional (PPGEP/IFRN). A iniciativa nasce no momento em que se comemora 100 anos do nascimento de Paulo Freire.

A Cátedra é uma ação interinstitucional, resultado de parceria entre o IFRN, UFRN, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN), Universidade Federal Rural do Semi-Árido (Ufersa) e o Instituto de Educação Superior Presidente Kennedy (Ifesp), além de movimentos sociais e entusiastas da metodologia do Patrono da Educação Brasileira. Segundo o professor Alessandro Augusto de Azevedo, do Centro de Educação (CE/UFRN), com a instituição, abre-se a oportunidade de fazer circular interinstitucionalmente o conjunto de experiências de dentro e de fora do espaço acadêmico que tem diálogo com o pensamento paulofreiriano.

De acordo com Alessandro, a UFRN foi convidada a participar do processo pelos professores do IFRN que tiveram a ideia de criar a Cátedra. “Nossa colaboração foi e continua sendo no sentido de levar à Cátedra as experiências que desenvolvemos que guardam diálogo com o pensamento paulofreiriano. A Cátedra é um espaço importantíssimo para que se aprofunde os componentes do pensamento paulofreiriano, não como uma obra acabada e fechada, mas como fonte permanente de inspiração, ampliação e inserção desse pensamento nos desafios próprios de nosso tempo”, complementa.