Isaac Newton teria lucrado com ouro extraído por escravizados no Brasil, afirma pesquisador

Isaac Newton, matemático responsável por formular a teoria da gravidade, que revolucionou a ciência no século 17, pode ter enriquecido graças ao tráfico transatlântico de pessoas escravizadas da África para a América — sobretudo, para o Brasil. É isso o que sugere pesquisador em um novo livro sobre história econômica, lançado este mês no Reino Unido.

O livro, Ricardo’s Dream :How Economists Forgot the Real World and Led Us Astray (2024, sem versão em português), escrito por Nat Dyer, aborda a vida e a obra de David Ricardo, um pioneiro da teoria econômica e o mais rico corretor de ações de sua época. A obra ainda examina o tempo de Newton como mestre da casa da moeda na Royal Mint, onde ele exerceu influência política e acumulou vasta riqueza pessoal após deixar sua posição acadêmica na Universidade de Cambridge.

Nat Dyer é formado em história pela Universidade de Birmingham, na Inglaterra, e tem mestrado em política internacional pela Universidade de Edimburgo, na Escócia. Com histórias reportadas em veículos comunicativos de grande circulação por todo o mundo, tem particular interesse em economia política global, motivo pelo qual escolheu escrever sobre David Ricardo. Para sua produção, ele pesquisou por três anos e, nesse tempo, vasculhou documentos de arquivos nacionais, manuseou moedas antigas e visitou minas de ouro e fossos funerários de escravizados no Brasil.

Fonte: Revista Galileu