James Webb descobre 2 das mais antigas galáxias já conhecidas no Universo

Duas galáxias do Universo primitivo foram descobertas pelo Telescópio James Webb, da Nasa, na região do aglomerado de galáxias conhecido como Pandora, ou Abell 2744. As estruturas estão a quase 33 bilhões de anos-luz de distância da Terra. As novas galáxias são a segunda e a quarta mais distantes já observadas e podem expandir o que se sabe sobre a formação das primeiras galáxias no Universo. A descoberta foi registrada em 13 de novembro na revista Astrophysical Journal Letters.

“Pouco se sabe sobre o universo primordial, e a única maneira de aprender sobre esse período e testar nossas teorias sobre a formação e o crescimento precoce de galáxias é com essas galáxias extremamente distantes”, conta em comunicado a primeira autora do estudo, Bingjie Wang, pesquisadora de pós-doutorado na Faculdade de Ciências Eberly da Universidade Estadual da Pensilvânia (Penn State), nos Estados Unidos.

A pesquisa conduzida por Wang e uma equipe internacional confirmou a distância das duas novas galáxias antigas e inferiu suas propriedades usando novos dados espectroscópicos do James Webb, ou seja, informações sobre a luz emitida em todo o espectro eletromagnético.

A luz detectada por Webb foi emitida pelas galáxias quando o universo tinha cerca de 330 milhões de anos, tendo viajado cerca de 13,4 bilhões de anos-luz para alcançar o telescópio. “A luz dessas galáxias é antiga, cerca de três vezes mais antiga do que a Terra”, conta Joel Leja, professor assistente de astronomia e astrofísica e membro do Instituto de Ciência Computacional e de Dados da Penn State.

O professor compara as galáxias primordiais a faróis, com a luz delas atravessando o gás de hidrogênio muito fino que compunha o início do universo. “É apenas por meio de sua luz que podemos começar a entender a física exótica que governava a galáxia próximo ao amanhecer cósmico”, afirma Leja.

Fonte: Revista GALILEU

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Social media & sharing icons powered by UltimatelySocial