Japão lança a 1ª espaçonave que irá detectar lixo no espaço

Nas últimas décadas, a discussão sobre lixo espacial tem aumentado. São restos de satélites e foguetes acumulados no Universo que não têm um destino específico. Para tentar solucionar esse problema, o Japão lançou pela primeira vez no mundo uma espaçonave para identificar resíduos do espaço, por meio do programa de Demonstração Comercial de Remoção de Detritos (da sigla em inglês, CRD2).

O objetivo do projeto inédito da Agência Japonesa de Exploração Aeroespacial (JAXA), feito em parceria com empresas privadas, consiste em remover lixo japonês do espaço, segundo informa a AFP. O programa começou neste domingo (18), com o lançamento do satélite ADRAS-J, da empresa Astroscale Japan, que partiu do Complexo de Lançamento 1 da Rocket Lab, na Nova Zelândia.

“A equipe de Operações da Missão da Astroscale Japan em Tóquio conseguiu fazer contato com o ADRAS-J e está pronta para iniciar as operações”, diz, em comunicado, Eijiro Atarashi, gerente de projeto do ADRAS-J.

O satélite deve encontrar os restos do foguete japonês H2A, lançado há 15 anos, em 2009. Não se sabe a localização exata da estrutura, mas serão utilizados dados de observação da Terra e, assim, o ADRAS-J poderá encontrar e orbitar o H2A, coletando imagens que revelem o estado do foguete.

Fonte: Revista Galileu