Jean Paul Prates é escolhido por Lula para presidir a Petrobras

O senador Jean Paul Prates (PT) é escolhido para ser presidente da Petrobras. O anúncio foi feito pelo presidente eleito Luiz Inacio Lula da Silva. Já no Ministério das Minas e Energia, Lula decidiu colocar o também senador Alexandre Silveira (PSD). Ontem, 21, Prates se despediu dos colegas no Senado. O parlamentar assumiu o cargo em 2019, como suplente da senadora Fátima Bezerra, reeleita governadora do Rio Grande do Norte, e perderá o mandato em 2023. Jean Paul, que é líder da minoria, destacou a atuação do Senado na pandemia, enalteceu o papel mediador da Casa durante “ataques a estabilidade institucional” e afirmou que sai com o sentimento de dever cumprido.

QUEM É JEAN PAUL PRATES

Nascido em 1968 no Rio de Janeiro, preside o Sindicato das Empresas de Energia do Rio Grande do Norte e o Centro de Estratégias em Recursos Naturais e Energia. É formado em direito e economia, com mestrado em gestão ambiental pela Universidade da Pensilvânia (EUA) e em economia da energia, pela Escola Superior de Petróleo, Energia e Motores da França.

Em 2014, foi eleito primeiro suplente de senador. Com a eleição de Fátima Bezerra para o governo do estado, Jean Paul Prates assume a cadeira de senador. Seu compromisso é incorporar novas frentes em defesa da vocação das cidades, atração de investimentos e fortalecimento de empresas locais. Trabalhou na regulação dos setores de petróleo, energia renovável, biocombustíveis e infraestrutura nos governos Fernando Henrique Cardoso e Lula. Foi secretário de Estado de Energia e Assuntos Internacionais do Rio Grande do Norte.