O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, afirmou ontem (18/08) que não havia como retirar as tropas americanas do Afeganistão sem desencadear caos. “A ideia de que poderia ter havido alguma forma de sair sem o caos, não sei como isso poderia ter acontecido”, disse Biden em entrevista à emissora ABC News. Ele afirmou ainda que militares dos EUA poderão continuar em Cabul depois de 31 de agosto para concluírem a remoção dos cidadãos americanos e de países aliados.
Na entrevista, Biden deixou aberta a possibilidade de postergar a retirada militar para depois de agosto, prolongando o prazo que havia sido determinado para a saída de todas as forças estrangeiras. “Se ainda houver americanos lá, vamos ficar até que possamos tirar todos”, afirmou. Mas ele deixou claro que o objetivo é concluir as evacuações até 31 de agosto.
Cerca de 15 mil americanos ainda precisam ser evacuados do Afeganistão, além de 50 mil a 65 mil afegãos e suas famílias que os EUA querem retirar do país. Até agora, os Estados Unidos retiraram um total de 6 mil pessoas do Afeganistão, um número inferior ao previsto pelo Pentágono.
Fonte: DW Brasil