Os Jogos Olímpicos de Paris 2024 serão os primeiros Jogos com paridade no número de participantes masculinos e femininos. De 26 de julho a 11 de agosto, 5.250 atletas de cada gênero participarão das XXXIII Olimpíadas modernas.
O Comitê Olímpico Internacional (COI) cumpre, assim, a 11ª recomendação da Agenda Olímpica 2020, que estabeleceu uma cota de 50% para a participação feminina nos Jogos e promoveu a introdução de eventos com equipes mistas, que serão cerca de vinte das 329 que comporão as Olimpíadas.
Costuma-se dizer que as mulheres quase não praticavam esportes naquela época, como se isso se devesse a um interesse mínimo em atividades físicas e não a uma política sexual que defendia uma rígida segregação entre homens e mulheres jovens e na qual o esporte desempenhava um papel central.
A participação das mulheres nas Olimpíadas começou informalmente na segunda edição das Olimpíadas modernas, também realizada em Paris, em 1900. Dos 997 atletas, 22 eram mulheres, competindo em cinco modalidades: tênis, vela, croquet, hipismo e golfe.
Fonte: Revista Galileu