Na tarde de sábado, 12, Matheus Ribeiro, um instrutor de surfe e morador da Maré, foi abordado por um casal na porta do Shopping Leblon, que desconfiava de sua bicicleta elétrica, pois a moça teria tido uma bicicleta semelhante furtada nas proximidades. Negro, ele foi questionado pelos outros dois, brancos, enquanto aguardava sua namorada. Em um vídeo, Ribeiro filmou o final da discussão, em que o rapaz pede “desculpas” pela acusação. No seu Instagram, o instrutor narrou o acontecido e postou as imagens: “E pra você, que é pretin igual eu, seja cuidadoso ao andar em lugares assim. Eles vão te culpar, pra depois verem o que aconteceu”, concluiu, no texto.
O vídeo mostra apenas a parte final da discussão e dá a entender que a moça do casal havia acabado de ter sua bicicleta furtada. As imagens, publicadas há 19 horas, vêm gerando muita repercussão nas redes sociais, com diversas pessoas se solidarizando com Ribeiro. O jovem diz que precisou provar ser o verdadeiro dono da bicicleta, com fotos antigas e a chave do cadeado. E explica, no post, que o casal só desistiu quando o rapaz tirou a tranca de sua mão e tentou abrir com a chave que ele possuía. Ao ver que não abria e, portanto, a tranca e a bicicleta eram outras, ele pediu desculpas.
Nascido e criado na Vila do João, no Complexo da Maré, Matheus Ribeiro tinha contatos esporádicos com a Zona Sul, na adolescência. E quase sempre através da praia. Há quatro anos e meio, ele recebeu a oportunidade de aprender a surfar, ao receber uma bolsa de Marcelo Bispo em sua escolinha no Arpoador. Um mês depois como aluno já começou a trabalhar como assistente do professor, com atividades braçais, como guardar as pranchas, explica. Hoje, já ocupa posto mais alto, e é instrutor técnico dos alunos.
Fonte: Jornal O Globo