Juiz coordenador do Sistema Socioeducativo do GMF/TJRN debate desafios das medidas socioeducativas, em evento nacional

O juiz da 1ª Vara da Infância e Justiça da Comarca de Natal, titular da Coordenadoria Estadual da Infância e Juventude (CEIJ/RN) e coordenador do Sistema Socioeducativo do GMF, José Dantas de Paiva, participou, na quarta-feira (03), do webinário 2º Diálogos GMFs/DMF. O evento é promovido pelo Departamento de Monitoramento e Fiscalização do Sistema Carcerário e do Sistema de Execução de Medidas Socioeducativas do Conselho Nacional de Justiça (DMF/CNJ), por meio do Programa Fazendo Justiça.

Com larga experiência e reconhecido nacionalmente por seu trabalho na área da infância e juventude, José Dantas foi o representante do Tribunal de Justiça potiguar no evento nacional, debatendo na temática “Diálogos Sistema Socioeducativo: GMFs e os desafios da atuação no campo das medidas socioeducativas”.

Segundo o magistrado, o objetivo da reunião, da qual participou como debatedor, foi fortalecer o Sistema de Atendimento Socioeducativo junto ao GMF e a integração do Sistema de Garantia dos Direitos da Criança e do Adolescente ao Sistema de Justiça.

“No evento, foram discutidos temas como o Gerenciamento de Vagas, Audiências Concentradas, Núcleo de Atendimento Inicial ao adolescente a quem se atribua ato infracional, Implementação de equipes técnicas no GMF e demais unidades judiciais, dentre outros”, enumera.

Participaram do evento juízes e desembargadores de diversos tribunais, como da Paraíba, Pernambuco, Maranhão, Bahia, Paraná, Mato Grosso do Sul e Rondônia. “Cada um trazendo a sua experiência profissional. A ideia do encontro é colher subsídios para a elaboração de um Manual para os GMF’s”, esclarece José Dantas.