O Laboratório de Tecnologia Ambiental (Labtam) da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), foi escolhido pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) para integrar o Sistema Brasileiro de Laboratórios em Hidrogênio (SisH2-MCTI). Com a adesão, o Labtam terá novas oportunidades de atuação em projetos estratégicos voltados para o avanço do hidrogênio no Brasil.
Criado em julho de 2022, o Sistema Brasileiro de Laboratórios em Hidrogênio (SisH2-MCTI) faz parte da Iniciativa Brasileira do Hidrogênio (IBH2) e tem como objetivo fomentar o desenvolvimento tecnológico, a inovação e o empreendedorismo da área. O programa também promove a formação e a capacitação de recursos humanos e incentiva parcerias entre Instituições Científicas, Tecnológicas e de Inovação (ICT) e o setor privado.
Para Dulce Melo, professora do Instituto de Química (IQ/UFRN) e coordenadora do LabTam, a integração ao SisH2-MCTI é resultado de um esforço contínuo de toda a equipe, por meio de estudos, projetos e pesquisas. “Essa é uma notícia muito importante para a universidade e para o estado, pois fortalece nossos esforços no desenvolvimento da produção de hidrogênio e suas diversas aplicações, uma fonte de energia promissora na atualidade”, afirma.