O Laboratório de Arquiteturas Paralelas para Processamento de Sinais (LAPPS/UFRN), vinculado ao Instituto Metrópole Digital (IMD), e o Programa de Pós-Graduação em Engenharia Elétrica e de Computação, vinculado ao Centro de Tecnologia (CT), está com processo seletivo aberto para admissão no programa em nível de doutorado. A oportunidade dispõe duas vagas para atuar no projeto acadêmico Deconvolução não-estacionária e imageamento para sísmica de alta resolução, iniciativa em desenvolvimento com a Equinor Brasil.
A distribuição das vagas será entre as linhas de pesquisa Sistemas Embarcados e Distribuídos e Processamento Inteligente da Informação. Para se inscrever nos termos do edital, os candidatos deverão ser graduados em curso superior de Física (Bacharelado), Matemática (Bacharelado), Geofísica, Engenharia de Computação, Engenharia Elétrica, Engenharia Mecatrônica, Engenharia de Telecomunicações ou Ciências da Computação.
As inscrições, sem cobrança de taxa, ocorrem até o dia 7 de outubro. A admissão deverá ser realizada através do Sigaa com um login do gov.br. É obrigatório o envio de documentos pessoais, diplomas, histórico acadêmico, currículo Vitae criado na plataforma Lattes, proposta de atuação em projeto e termo de compromisso e comprometimento assinado e datado.
A ação terá duração máxima de 44 meses, com remuneração de R$ 8mil. O resultado de cada etapa do processo seletivo será inserido como documento PDF e será informado na página oficial do Programa.
Para mais informações, acesse o edital nº 08/2024.
Sobre o projeto
No projeto Deconvolução não-estacionária e imageamento para sísmica de alta resolução, será desenvolvido um software de código aberto, de uso comercial, acadêmico e pessoal, para melhorar a resolução de imagens detectadas por sensores localizados no fundo do mar, na região do pré-sal.
A ação visa enfrentar desafios como atenuação de sinal, ruídos e outros problemas relacionados aos experimentos sísmicos. Os professores Samuel Xavier e Tiago Barros, do Departamento de Engenharia de Computação e Automação (DCA), são, respectivamente, coordenador e vice-coordenador do projeto.