Com o objetivo de avançar no debate de pontos para a elaboração de um acordo de cooperação técnica com o Instituto de Engenharia de Sistemas e Computadores, Tecnologia e Ciência (INESC TEC), uma comitiva de pesquisadores do Laboratório de Inovação Tecnológica em Saúde da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (LAIS/UFRN) desembarcou, nesta segunda-feira, 12, na cidade do Porto, região norte de Portugal. O INESC é a principal instituição portuguesa a atuar na produção de soluções nas áreas de Informática, Engenharia, Redes de Sistemas Inteligentes e Energia.
Miguel Coimbra, pesquisador do INESC TEC e docente da Faculdade de Ciências da Universidade do Porto (FCUP), conduziu as rodadas de negociação, sob o acompanhamento de Vladimiro Miranda, diretor associado e responsável pelas Relações Internacionais do Instituto, que participou do encontro de maneira remota. As discussões foram marcadas por dois momentos: o primeiro foi a exposição dos chamados pontos de contato, áreas de atuação que aproximam o LAIS ao INESC TEC, e o segundo foi a definição dos papéis do Laboratório e do Instituto na execução do plano de trabalho.
Cláudio Costa, diretor do Departamento Nacional de Auditoria do SUS (Denasus) e Auditor Federal de Finanças e Controle da Controladoria-Geral da União (CGU), apresentou detalhes sobre uma parceria em andamento com o LAIS/UFRN. O objetivo é implementar um sistema de monitoramento e eficiência da aplicação dos recursos públicos investidos na saúde, como a auditagem do programa Farmácia Popular, por exemplo. Para Cláudio Costa, essas são parcerias importantes, que vão dar melhor condição de trabalho para a realização de auditorias no SUS.
Essa é uma das iniciativas que devem receber o apoio do Instituto português. De acordo com Miguel Coimbra, Portugal passou por uma série de transformações no que diz respeito à digitalização dos serviços de saúde, à detecção de fraudes e à melhoria de interoperabilidade das soluções tecnológicas no setor. “Levar essa experiência para uma realidade tão diferente, com uma maior dimensão, como a do Brasil, é algo que nos entusiasma e nos motiva a contribuir com a modernização da saúde brasileira”, enfatiza o pesquisador lusitano.
Após algumas horas de conversas e alinhamentos, o diretor executivo do LAIS/UFRN e coordenador da missão de cooperação com a instituição portuguesa, Ricardo Valentim, avaliou a reunião como bastante produtiva. “O LAIS tem muita interseção com os pesquisadores do INESC TEC. Nós fizemos um desenho de como será o plano de trabalho com base na Ciência de Dados, Big Data, pensando, sempre, em como melhorar a oferta dos serviços de saúde pública e a governança”, reforçou.
Em julho de 2022, uma equipe do LAIS/UFRN esteve na sede do Instituto, que funciona dentro das instalações da Universidade do Porto, e iniciou a construção do acordo de cooperação técnica, que deverá ser assinada até o fim deste ano, durante uma visita do dirigente do INESC TEC, Vladimiro Miranda, ao Brasil.