Lançamento da Cartilha de Saúde Mental reúne gestores da ALRN

A palestra da doutora Alda Karoline, psicóloga do trabalho e palestrante em saúde mental, marcou o lançamento oficial da cartilha de Saúde Mental para Gestores, da ALRN. O evento foi realizado nesta segunda-feira (17), no auditório Cortez Pereira, com a presença dos diretores, coordenadores e servidores da Casa.

A cartilha foi construído pela Coordenadoria de Saúde e Segurança do Trabalho, ligada à Diretoria de Gestão de Pessoas. O objetivo é disponibilizar orientações que possam contribuir para o bem estar, e qualidade de vida e saúde dos servidores da Casa Legislativa, sensibilizando-os para o cuidado emocional.

“A forma como o trabalho é gerido é fundamental para a saúde da gente. Saúde mental é um tema complexo e que não pode ser colocado na mão de qualquer um”, afirmou a psicóloga.

A saúde mental é uma prioridade porque impacta diretamente o desempenho e o clima organizacional. Além disso, impacta na produtividade, dados recentes mostram que 76% dos profissionais relatam sintomas de burnout em algum momento, segundo pesquisa da Gallup, de 2023.

Os problemas de estresse e ansiedade, mais comuns no local de trabalho, representam 52% de todos os casos de lesões ou doenças no ambiente profisisonal, de acordo com estudo da Atticus em 2022.

Entre as características da gestão que promovem a saúde mental estão: manter uma comunicação aberta e transparente; valorização do equilíbrio entre saúde e vida pessoal; reconhecimento e valorização dos servidores; ambiente de trabalho com segurança psicológica; uma cultura organizacional que previne o estresse excessivo e a promoção do bem estar e saúde mental.

Além do lançamento da cartilha, o Setor de Psicologia apresentou as ações para 2025: psicoterapia para crianças, adolescentes adultos; plantão psicológico (sede e anexos), eventos temáticos periódicos (maio, agosto e setembro), ações através de parcerias com o Assembleia e Você e o Movimente-se.

O planejamento também inclui ações em parceria com a Secretaria de Administração Penitenciária do RN (SEAP), Procuradoria da Mulher e ações de implementação da NR1 (Norma Regulamentadora nº 1, que define diretrizes gerais de saúde e segurança no trabalho).