O líder do Hezbollah, Sayyed Hassan Nasrallah, fez um discurso nesta sexta-feira (3) em que afirmou que a operação lançada pelo grupo terrorista Hamas contra Israel em 7 de outubro foi “100% palestina”. Essa foi a primeira vez que ele se pronunciou publicamente desde o início da guerra entre Israel e Hamas.
Ao falar que o ataque terrorista de 7 de outubro foi palestino, ele quis dizer que nem o Irã nem o próprio Hezbollah estiveram envolvidos no planejamento ou na execução. O Hezbollah é um grupo de muçulmanos xiitas do Líbano que têm um partido com representação no Legislativo do país e um braço armado. Historicamente apoiados pelo Irã, eles têm enfrentado as forças israelenses ao longo da fronteira entre Líbano e Israel.
Nasrallah agradeceu aos grupos no Iêmen e no Iraque, parte do que é conhecido como “Eixo de Resistência”. Inclui as milícias iraquianas muçulmanas xiitas que têm disparado contra as forças dos Estados Unidos na Síria e no Iraque, e os houthis do Iêmen, que se juntaram ao conflito disparando drones contra Israel. Ele disse que a operação de 7 de outubro provocou um “terremoto” em Israel e que expôs a fraqueza do país.
Fonte: G1