‘Linguagem jurídica inovadora’ será o tema do próximo evento on line promovido pela ASPERN

Tornar a linguagem jurídica mais acessível e simples, unindo Direito, tecnologia e design para transformar a comunicação com o Judiciário de forma significativa. Esse tem sido o objetivo das discussões sobre o que se chama “Visual Law”, tema do projeto ‘Linguagem Jurídica Inovadora’, criado pela Procuradoria-Geral Federal / AGU. A proposta prevê utilização de vídeos, infográficos, fluxogramas, storyboards e bullet points, além do uso de QR Code, na confecção de petições.

“O projeto é um exemplo de como pode-se conciliar o Direito com a tecnologia de forma inovadora, possibilitando uma   transformação significativa na forma com que os órgãos e a advocacia pública se comunicam com o Poder Judiciário. Então esse convite é um estímulo à modernização da comunicação com órgãos do Governo”, explica a presidente da ASPERN, Procuradora Leila Almeida.

Por este motivo, a ASPERN convidou os procuradores federais Antônio Carlos Mota Machado Filho e Alexandra da Silva Amaral, que participam do projeto em nível nacional, para ministrarem palestra on line para seus membros e interessados em geral. A live será transmitida a partir das 17h de sexta-feira (26/11), através do link https://bit.ly/aspern2611

Sobre os Palestrantes

Antônio Carlos Mota Machado Filho

Procurador Federal. Pós-graduado em Direito do Entretenimento e Mídias Digitais pela Escola da Advocacia-Geral da União. Formado em Direito pela UERJ e em Comunicação Social – Cinema pela UFF. Especialista em Regulação da Ancine (2011/2012) e Procurador-Chefe do IBAMA/RJ (2016/2018) e da Ancine (2018).

Alexandra Da Silva Amaral

Alexandra da Silva Amaral é doutoranda em Direito, Mestre em Direito da Administração Pública pela Universidade Gama Filho, possui pós-graduação lato sensu em Direito Empresarial pelo IBMEC/RJ e é bacharel em Direito pela PUC/RJ. É Procuradora Federal. Professora da Fundação Escola Getúlio Vargas, da Escola da Magistratura do Estado do Rio de Janeiro – EMERJ e do Instituto de Direito da PUC/RJ. Autora do livro “Princípios Estruturantes da Agências Reguladoras e seus Mecanismos de Controle”, publicado pela Editora Lumen Juris.