O romance Na Toca dos Lobos, da escritora potiguar Salete da Silva, narra uma história de amor que enfrenta o tempo, à distância e barreiras como: preconceito e diferenças sociais, mas que mesmo assim, permanece vivo no coração de dois jovens.
Tendo como pano de fundo a ditadura militar brasileira, a história se passa em Rupestre, uma cidade fictícia situada no interior do Rio Grande do Norte e na capital do país, Brasília. Além de abordar diversos fatos ocorridos no cenário político da época, em paralelo narra todos os desafios da vida de Clara e do amor entre ela e Gustavo. Ele, filho de um rico fazendeiro, que é também prefeito de Rupestre, e ela, filha de uma simples lavadeira.
“Em alguns momentos remeto-me à minha própria história quando deixei o Rio Grande do Norte e fui morar em Brasília por 13 anos. Tanto eu quanto Clara, passamos por muitos reveses, mas, em dado momento de nossas vidas, encontramos nosso caminho”, afirma a autora.
Na Toca dos Lobos é uma trama com paixões, intrigas, escândalos e traições, na qual os leitores encontrarão, além de situações emocionantes envolvendo reencontros e desencontros, um cenário político conturbado repleto de escândalos de corrupção. Por outro lado, o leitor se deliciará com uma descrição preciosa das paisagens do sertão e dos costumes do povo nordestino.
Na Toca dos Lobos foi publicado pela Editora Viseu. A obra pode ser adquirida em lojas virtuais e no site da editora.
Veja um trecho do livro:
“Apesar de Clara preencher seu tempo com o trabalho e o estudo, às vezes a solidão doía. Chegava a perder o sono pensando na reviravolta que houve em sua vida. Nessas ocasiões, tinha saudade da família, de Gustavo e de Conceição. Que falta lhe fazia os conselhos e até as broncas da amiga de quem se separou por circunstâncias alheias à sua vontade. Ficava olhando as estrelas por uma pequena janela basculante que havia no quarto e pensava em Gustavo. Era incrível como aquele amor que ela julgava sepultado no fundo do seu coração, vinha à tona de forma espontânea e inesperada. Era como brasa de borralho que parece apagada, mas reacende-se ao primeiro sopro.”
Sobre a autora
A autora é natural de Lagoa Nova, interior do Rio Grande do Norte. Desde cedo, demonstrou interesse pela escrita e começou a redigir crônicas que apresentava num programa cultural da Rádio Brejuí, em Currais Novos, na década de 1960. Há alguns anos abraçou o desafio de escrever seu primeiro romance. Atualmente está se preparando para publicar o segundo livro, “Os Segredos do Rei”, uma história no gênero fantasia. A publicação já se encontra disponível digitalmente no seguinte link.
A autora é formada em Ciências Sociais pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) e por muitos anos dedicou-se ao magistério. Depois, já morando em Brasília, se tornou funcionária pública federal.