Na formação da Serra da Galga, em Minas Gerais, pesquisadores brasileiros encontraram o maior dente de titanossauro já registrado no mundo. O fóssil dentário tem 6,2 centímetros de comprimento na coroa (parte superior e visível do dente), segundo divulgou em 5 de outubro o Jornal da USP.
Até então, o maior dente de titanossauro havia sido registrado em 2013, na Argentina, com 5,6 cm. A mais nova descoberta que supera a marca anterior foi conduzida por especialistas do Museu dos Dinossauros da Faculdade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM), em associação com a Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto (FFCLRP) da Universidade de São Paulo (USP).
Além do maior dente de titanossauro do planeta, os pesquisadores encontraram outros dois fósseis dentários: um de 4,38 cm e outro de 2,39 cm. “Nós achamos alguns dentes em diversos pontos da cidade e conseguimos dividir eles em três tipos diferentes de dentes, o que a gente chama de morfótipo”, conta ao Jornal da USP Julian Silva Junior, doutor pelo Laboratório de Paleontologia da FFCLRP.
Fonte: Revista GALILEU