Mais de 3 mil instrumentos foram verificados pelo IPEM/RN em julho

As equipes de fiscalização do Instituto de Pesos e Medidas do Rio Grande do Norte (IPEM/RN), verificaram, no mês de julho, 3272 instrumentos em Natal, Região Metropolitana e em diversas regiões do interior do estado.

Foram 1267 balanças, 857 cronotacógrafos, 655 bombas de combustíveis, 265 taxímetros, 118 esfigmomanômetros, entre outros. Desses equipamentos, as balanças foram os instrumentos que apresentaram mais irregularidades no funcionamento, com desconformidades em 9% das verificações realizadas. Os principais erros encontrados foram: pesagem contra e a favor do consumidor e marca de selagem rompida.

Nos casos em que as irregularidades podem trazer prejuízo ao consumidor, os instrumentos foram interditados até passarem por reparos nas oficinas permissionárias autorizadas pelo Inmetro e o estabelecimento comercial foi autuado e poderá ser multado.

Os estabelecimentos comerciais dos seguintes municípios receberam as equipes do IPEM/RN: Natal, Mossoró, Parnamirim, Macaíba, Caicó, Baía Formosa, Vila Flor, Monte Alegre, Governador Dix-Sept Rosado, Felipe Guerra, Canguaretama, Tenente Laurentino Cruz, Nova Cruz, Apodi, Touros, Lagoa Salgada, Currais Novos, Sítio Novo, Senador Georgino Avelino Caraúbas, Baraúna, Rio do Fogo, Messias Targino, Martins, Lagoa de Pedras, Janduís, Extremoz, Arez, São Gonçalo do Amarante, Pureza, São Miguel do Gostoso.

Quem desconfiar ou encontrar irregularidades pode informar a Ouvidoria, pelo telefone: ouvidoriaipem.rn@gmail.com ou pelo whatsapp (84) 98147-9433.

Sobre o IPEM/RN

O Instituto de Pesos e Medidas do Rio Grande do Norte (IPEM/RN) é um órgão delegado do Inmetro (Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia) e também uma autarquia do governo estadual, vinculada administrativamente à Secretaria do Desenvolvimento Econômico, da Ciência, da Tecnologia e da Inovação (Sedec/RN).

Possui equipes de fiscalização formadas por especialistas e técnicos em que realizam diariamente, em todo o Rio Grande do Norte, verificações periódicas visando garantir o correto e seguro funcionamento de balanças, bombas de combustíveis, esfigmomanômetros (medidores de pressão arterial), taxímetros, medidores de velocidade (radares), brinquedos, bicicletas infantis, produtos têxteis, extintores de incêndio, produtos pré-medidos, entre outros materiais.