Mais de 90% dos turistas que visitaram o RN pretendem voltar ao estado, segundo Fecomércio

O Sistema de Inteligência Turística do Rio Grande do Norte (Sírio) lançou  painel atualizado com as principais informações sobre o perfil do turista que visita o Rio Grande do Norte. Os dados, coletados entre os meses de janeiro a outubro, apontaram que 92% dos visitantes pretendem voltar ao estado. O índice, comparado aos registrados nos anos anteriores, apontou estabilidade na satisfação do turista que visita o Rio Grande do Norte.  

Entre os meses de janeiro a outubro, foram ouvidos cerca de 1.400 turistas, localizados nos polos de Natal e região metropolitana, Tibau do Sul, praia de Pipa, São Miguel do Gostoso e Tibau do Norte.

O Sírio também revelou que o gasto médio por pessoa em outubro foi de R$ 423,27. O maior registrado neste ano.

Em 2023, os três principais meios de hospedagem utilizados, segundo os visitantes, foram hotéis e resorts (42,53%), pousadas (22%) e casa de parentes ou amigos, com 10,86%.

Quanto ao local de origem dos turistas pesquisados, o Sírio revelou que a região Nordeste (48%) é a primeira do ranking, seguida pela região Sudeste (30%), Centro-Oeste (9,74%), Sul (6%) e Norte (3%). Os estrangeiros somaram 2% dos entrevistados.  

Questionados sobre o motivo da escolha do Rio Grande do Norte como destino, os mais votados pelos visitantes foram belezas naturais (66%), localização (13%), qualidade dos atrativos (10%), culinária e gastronomia (5%).    

Os turistas também revelaram que as principais influências foram comentários de parentes e amigos (36%), já conheciam o local (34%) e redes sociais (9,76%).

Sírio

Criado em 2021 por meio de parceria do Sistema Fecomércio RN, por meio do Senac, com o Governo do Estado, o Sírio tem como proposta servir como ferramenta na utilização da inteligência e planejamento estratégico para o setor do Turismo no estado, um dos segmentos mais importantes na economia potiguar.

O presidente do Sistema Fecomércio RN, Marcelo Queiroz, destaca a importância do Sírio como ferramenta estratégica. “Trata-se de uma excelente indicador para que os empresários do trade possam melhor direcionar a cada público aquilo que o nosso visitante anseia encontrar”, destacou.

A cada ano, diversos painéis são atualizados com novas pesquisas, realizadas ao longo dos meses, trazendo dados mais recentes e mostrando como o turista desse período se comportou ao longo do tempo. Por meio da plataforma, o usuário tem acesso à painéis sobre o perfil do turista, análise de mídias sociais e outros dados relevantes sobre o setor do turismo no estado.