Maternidade Escola Januário Cicco realiza capacitação em suporte básico de vida

Durante o mês de maio, a Maternidade Escola Januário Cicco, da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (MEJC-UFRN), vinculada à Rede Ebserh realiza a capacitação: Suporte Básico de Vida, para 100 profissionais da área de enfermagem que atuam na instituição. O curso realizado na sala de simulação clínica, iniciou na última sexta-feira, 06 e segue até o dia 13 de maio, nos períodos da manhã e da tarde, aliando teoria e prática.

Iniciativa do Núcleo de Educação Permanente (NEP) em parceria com a Gerência de Ensino e Pesquisa (GEP) , Divisão de Enfermagem (DE) e Unidade de Desenvolvimento de Pessoas (UDP), o treinamento tem como foco, capacitar o corpo clínico de Enfermagem da MEJC no que se refere às técnicas mais atuais de suporte básico de vida. As temáticas abordadas ao longo da capacitação incluem a correta técnica de Ressuscitação Cardiopulmomar Adulto e Pediátrico; a segurança da cena e biossegurança; técnicas de reconhecimento da parada cardiorrespiratória; manobras e uso de equipamentos, dentre outras.

Segundo a enfermeira e coordenadora do NEP, Maria de Lourdes Costa, o suporte básico de vida ensina os conceitos de ressuscitação básicos com aprimoramento da compressão torácica. “É um conjunto de medidas e procedimentos técnicos que objetivam o suporte de vida à vítima e é importante enfatizar que o reconhecimento de uma parada cardiorrespiratória, bem como, fazer uso das técnicas e equipamentos, fazem com que a equipe possa compor o cenário mais dramático de uma emergência e, efetivamente, ter mais probabilidade de evitar óbitos e minimizar sequelas neurológicas”, comenta.

A MEJC promove capacitações constantes para os seus profissionais. O diferencial da atualização em suporte básico de vida é incluir um grande número de profissionais e associar conteúdos teóricos e práticos com aulas presenciais e virtuais.