O Ministério da Educação (MEC), por meio da Secretaria de Educação Superior (Sesu), participou da cerimônia de transmissão de cargo ao reitor da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (Ufersa), Rodrigo Codes. A solenidade ocorreu em 6 de setembro, em Mossoró (RN).
Representando o MEC, o secretário de Educação Superior, Alexandre Brasil, discursou reafirmando o compromisso do governo federal com o fortalecimento das universidades. “Hoje a gente vê, na prática, a importância da autonomia universitária, uma preocupação e compromisso do presidente Lula e do ministro [da Educação] Camilo, por entender o quão importante para a universidade é respeitar aquele candidato escolhido pela comunidade em um processo democrático, dialogado. É um elemento importantíssimo para a ciência e para a realização da pesquisa, do ensino e da extensão”, afirmou.
Empossado, o novo reitor da Ufersa ratificou a relevância da educação como instrumento de inclusão social. “Vamos realizar o que propomos, quando viajamos mais de 3 mil quilômetros dialogando com a comunidade acadêmica, que é a gestão [revolução] do óbvio: tratar com respeito a comunidade ufersiana, nenhum direito a menos aos nossos estudantes, e criar condições de trabalho para que os nossos professores desenvolvam pesquisas que interessam ao povo, buscando sempre valorizar o diálogo entre os saberes popular e científico”, discursou Rodrigo Codes.
Codes é professor associado da Ufersa, com dupla graduação em Engenharia Civil pela Universidade Federal do Ceará (UFC) e em Engenharia Generalista pela Ecole Centrale de Lyon, da França. Tem também mestrado em Engenharia e Ciência de Materiais pela UFC e doutorado em Engenharia Mecânica e de Materiais pela Ecole Normale Supérieure de Cachan, na França, com estágio de doutorado na Norwegian University of Science and Technology (NTNTU), em Trondheim, na Noruega.