Um estudo com 12 pessoas, utilizando o anticorpo monoclonal dostarlimab, fez desaparecer o câncer colorretal em todos os pacientes, surpreendendo a comunidade científica. A amostra é pequena, e por certo, o feito tentará ser reproduzido em nova fase de avaliação. Os pacientes em questão já estão há um ano livres da doença, e sem a necessidade de quimioterapia ou radioterapia.
“Durante o período médio de acompanhamento de 12 meses, nenhum paciente recebeu quimiorradioterapia e nenhum paciente foi submetido à ressecção cirúrgica”, diz trecho do estudo norte-americano, publicado no periódico New England Journal of Medicine no último domingo, 5. Oncologistas do mundo todo, debateram o assunto no anual da Sociedade Americana de Oncologia Clínica, em Chicago, EUA, até terça-feira (7).
Dostarlimab tem aprovação no Brasil e é usado para tratar câncer de endométrio, mas ainda não havia sido testado para outros tipos da doença. O estudo ainda não foi concluído, o público de 12 pessoas, segue em avaliação para confirmação se os tumores não retornarão.