O apresentador Fausto Silva, de 73 anos, está internado há 12 dias no Hospital Albert Einstein, em São Paulo para o tratamento de compensação clínica de insuficiência cardíaca. A informação foi confirmada pela assessoria do centro médico à Quem.
Para entender o que acontece com Faustão, buscamos o médico cardiologista Dr. Alexandre Seorio, do Hcor de São Paulo, para entender o quadro. Ele explicou que a busca pela “compensação” se dá por um mal funcionamento do coração. “Por algum motivo ele não está sendo capaz de fazer a função dele, de bomba. De manter a circulação sanguínea da maneira correta. Então, ou ele está muito fraco e não tem força para conseguir impulsionar o sangue para a frente da maneira correta, ou ele está fazendo isso, mas ele faz com uma pressão muito elevada e também acaba retendo o líquido no corpo”, explicou.
A condição de insuficiência cardíaca, que é uma condição crônica, pode ser tratada sem a necessidade de internação. “O doente só é internado quando ele tem uma descompensação do quadro clínico. O coração, como não consegue bombear da maneira correta, o líquido vai ficando acumulado. Então, ele fica no pulmão, na perna, o paciente vai inchando, literalmente, e começa a ter edema”, completa.
Fonte: Revista QUEM