Internado às pressas no Hospital Sírio Libanês em São Paulo, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) foi submetido na madrugada desta terça-feira (10) a uma cirurgia de cerca de 2 horas para a drenagem de um coágulo na cabeça. O sangramento, segundo a equipe médica, foi resultado da queda que ele sofreu no banheiro de casa em 19 de outubro. Na ocasião, ele bateu a nuca e levou cinco pontos.
Em uma entrevista à imprensa pela manhã, os médicos que tratam da saúde de Lula explicaram como foi a cirurgia, falaram sobre o estado de saúde dele e contaram como deve ser a recuperação.
Como os médicos descobriram o novo coágulo na cabeça de Lula?
O cardiologista Roberto Kalil Filho, médico pessoal de Lula e que chefia a equipe, disse que o presidente passou o dia com dor de cabeça e achava, na verdade, que estivesse ficando com gripe. Diante do histórico da queda, os médicos resolveram fazer exames de imagem.
“O presidente, logo depois do almoço, começou com um quadro de uma dor de cabeça, mal-estar. Nós entramos em contato. A dra. Ana estava com presidente, e foi indicada a realização de alguns exames de rotina, que já estavam previstos. Então, vamos aproveitar e fazer uma tomografia e a tomografia já constatou um novo sangramento na região do cérebro – e um sangramento até mais importante. Foi submetido a uma ressonância magnética que comprovou o sangramento.”
Com o resultado dos exames, os médicos decidiram, então, pelo procedimento cirúrgico.
Durante todo o percurso, a médica infectologista Ana Helena Germoglio, que o acompanhou, afirmou que ele “esteve lúcido, orientado, conversando, da mesma forma como se encontra agora”.
Onde estava o hematoma na cabeça de Lula?
O sangramento de 3 centímetros estava na região interna do crânio, localizado na parte de cima do lobo frontal e do lobo parietal. O lobo frontal está localizado diretamente atrás da testa e o parietal, atrás do frontal.
O sangramento estava entre o cérebro e a membrana meníngea (que reveste o órgão), mas não atingiu o cérebro.
Embora, na queda, Lula tivesse batido a região da nuca, os médicos explicaram que o sangramento pode aparecer em outra parte da cabeça.
Fonte: G1