Menor bíblia do mundo, com tamanho de grão de açúcar, chega a acervo de museu de SP

O Museu Judaico de São Paulo se tornou o único lugar da América Latina a contar com um exemplar da Nano Bíblia, a menor bíblia do mundo. Ela tem 20 nanômetros de espessura e é difícil de enxergar a olho nu (como você consegue perceber na foto acima) — mas, mesmo assim, consegue reunir todo o conteúdo do Tanach, a bíblia hebraica. A obra está disponível à visitação do público desde a última quarta-feira (21).

O Tanach é uma versão estendida da Torá: enquanto esta última, considerada a base do judaísmo, inclui cinco livros (Gênesis, Êxodo, Levítico, Números e Deuteronômio, os cinco primeiros da bíblia cristã), o Tanach é o que os cristãos chamam de “Antigo Testamento”. Além do conteúdo da Torá, a obra reúne o livro de Nev’im (Profetas) e Ketuvim (escritos).

Para escrever o Tanach de ponta a ponta, seria preciso reproduzir 1,2 milhão de letras. Essa informação só reforça a dúvida: como é possível fazer tanta informação caber em um espaço tão pequeno? O segredo da capacidade de síntese da Nano Bíblia está na tecnologia usada para criá-la.

Fonte: Revista Galileu