O PIB (Produto Interno Bruto) da agropecuária recuou 3% no primeiro trimestre de 2024, na comparação com o mesmo período do ano passado. O resultado negativo é justificado pela menor produção de soja, motor do setor no Brasil. Para os próximos meses, a estimativa é de um cenário ainda mais desafiador após as enchentes que assolaram o Rio Grande do Sul.
O que aconteceu
O PIB nacional avançou 2,5% no primeiro trimestre ante os primeiros três meses de 2023. O resultado foi impulsionado pelo setor de serviços (+3%). Por outro lado, a agropecuária desabou os mesmos 3%, pior desempenho para a atividade na base de comparação desde o tombo de 3,7% apurado no último trimestre de 2022.
Perda de força do setor é justificada pela menor produção de colheitas importantes. Na comparação com os primeiros meses do ano passado, a soja (-2,4%) e o milho (-11,7%) amargam quedas nos volumes de produtividade, mostra o LSPA (Levantamento Sistemático da Produção Agrícola) divulgado em maio. No ano passado, os dois grãos tiveram safras recorde.
Fonte: UOL