Mergulhadores resgatam sino de navio dos EUA afundado na Primeira Guerra

Em 6 de dezembro de 1917, durante a Primeira Guerra Mundial (1914-1918), o submarino alemão U-53 afundou o navio Jacob Jones (DD-61), dos Estados Unidos. O barco foi uma dentre meia dúzia de embarcações que escoltavam um comboio de tropas e suprimentos que partia da Irlanda rumo à Inglaterra.

Agora, em um esforço conjunto entre britânicos e estadunidenses, a unidade Salvage and Marine Operations (SALMO) do Ministério da Defesa do Reino Unido conduziu com sucesso uma pesquisa do histórico naufrágio. A operação, realizada a pedido do Comando de História e Patrimônio Naval (NHHC) e com apoio da Embaixada dos Estados Unidos em Londres, resultou na recuperação de um artefato-chave: o sino do navio.

Sino do navio naufragado foi resgatado por mergulhadores em 2022. — Foto: U.K. Ministry of Defence, Salvage and Marine Operations (SALMO)

O naufrágio foi descoberto ao largo das Ilhas Scilly, na Inglaterra, em agosto de 2022 por mergulhadores técnicos. Desde então, pesquisadores têm se dedicado a documentar e estudar o local. “O navio desempenhou um papel importante na proteção dos comboios que transportavam tropas e suprimentos dos Estados Unidos para o Reino Unido e a França, os quais foram cruciais para a vitória dos Aliados”, diz Sam J. Cox, contra-almirante aposentado da Marinha dos Estados Unidos e diretor do NHHC, em comunicado.

Fonte: Revista Galileu