Mestrado em Ensino de Física, na UFRN, abre inscrições para turma 2025

O Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física (MNPEF) divulgou o cronograma do processo seletivo para ingresso na turma de 2025.1, no Polo 51, na Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). São ofertadas 15 vagas e as inscrições acontecem no período de 25 de agosto a 24 de setembro, por meio do formulário disponível no site da Sociedade Brasileira de Física.

O processo seletivo será realizado em dois grupos, definidos pelo candidato no ato de inscrição. Para o grupo 1, considerado de ampla concorrência, são destinadas 70% das vagas, cuja seleção consiste na realização de uma prova escrita, seguida da etapa de defesa de memorial.

Já o grupo 2 consiste em uma avaliação de currículo, seguida, também, pela etapa de defesa de memorial. A esse grupo estão destinadas as demais vagas disponíveis. Caso aprovado ao final do processo seletivo, o ingresso do candidato no mestrado ocorrerá no primeiro semestre de 2025.

Para mais informações, consultar o edital do processo seletivo.

Sobre o MNPEF

O MNPEF é um curso de pós-graduação em rede nacional, organizado pela Sociedade Brasileira de Física (SBF), ofertado em Polos de diferentes instituições de ensino superior do país. O programa é voltado para professores de ensino médio e fundamental com ênfase principal em aspectos de conteúdo na área de física. Na UFRN, o Polo 51 ocorre na Escola de Ciências e Tecnologia.

O objetivo principal é capacitar em nível de mestrado professores da Educação Básica quanto ao domínio de conteúdos de física e de técnicas atuais de ensino para aplicação em sala de aula, como por exemplo, o uso de recursos tecnológicos e/ou computacionais para experimentação e demonstrações de diferentes fenômenos físicos.