Ministério da Saúde discute prioridades de pesquisa em saúde com foco no fortalecimento do SUS

O Comitê de Governança de Pesquisa em Saúde do Ministério da Saúde realizou a 1ª Reunião Ordinária, na quarta-feira (23), com representantes de todas as secretarias do órgão. O objetivo central foi a discussão das ações estratégicas de pesquisa de cada secretaria para construir uma agenda estratégica de prioridades de pesquisa, com foco no fortalecimento do Sistema Único de Saúde (SUS). Durante o encontro, foram discutidos critérios para a definição de temáticas de pesquisas, além da padronização de processos de financiamento e monitoramento das iniciativas.

Na abertura do evento, o secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação e do Complexo Econômico-Industrial da Saúde (Sectics), Carlos Gadelha, destacou a importância de uma maior articulação interna no Ministério. Segundo ele, a criação do Comitê é um passo fundamental para integrar as ações de pesquisa, sempre direcionadas ao benefício do SUS.

O secretário também abordou o contexto histórico da Ciência e Tecnologia no Ministério da Saúde, destacando que a Sectics foi criada como um movimento estratégico, assim como o Departamento de Ciência e Tecnologia (Decit). “Precisamos valorizar as conquistas da Ciência e Tecnologia dentro da pasta e nos preparar para os novos desafios. O comitê surge para aproximar as agendas de pesquisa das reais necessidades do SUS, respeitando as particularidades de cada secretaria, com o mesmo objetivo de promover ciência, inovação e saúde”, afirmou Gadelha.

A diretora do Decit, Mônica Felts, reforçou a relevância do momento. “A pesquisa é uma pauta positiva que deve ser debatida e incentivada. Este encontro é uma oportunidade de colaboração e união, garantindo que as pesquisas sejam conduzidas de forma articulada e integrada”, disse a diretora. Enfatizou também a importância das chamadas públicas nas contratações de pesquisas, garantindo maior transparência e a participação de pesquisadores.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *