Ministério da Saúde forma 33 novos especialistas para resposta a surtos e emergências de saúde pública no Nordeste

O Programa de Treinamento em Epidemiologia Aplicada aos Serviços do Sistema Único de Saúde realizou a cerimônia de encerramento da primeira turma regionalizada de nível Intermediário do Nordeste. A solenidade ocorreu na cidade de Fortaleza (CE), entre os dias 20 e 24 de janeiro.

Ao todo, foram certificados 33 novos especialistas, dos estados de Pernambuco, Piauí, Paraíba e Ceará. Com duração de nove meses, o EpiSUS-Intermediário capacita profissionais para atuar na investigação de surtos, na análise de situações de saúde e na resposta a Emergências em Saúde Pública.

A cerimônia de formatura contou com a participação do diretor do Departamento de Emergências em Saúde Pública, Edenilo Baltazar Barreira Filho, da ponto focal Magda Duarte e da técnica Danniely Soares (EpiSUS). “Uma ação pioneira como essa nos enche de orgulho. São mais de trinta nordestinos e nordestinas que serão capazes de liderar investigações de surtos, analisar criticamente os sistemas de vigilância e utilizar a epidemiologia como uma ferramenta do serviço”, destacou Magda Duarte.

Durante a semana de treinamento, os participantes defenderam seus Trabalhos de Conclusão de Curso (TCCs) e apresentaram os resultados das atividades de campo. As pesquisas irão contribuir para o fortalecimento da saúde pública na região.

Pioneiro no Nordeste, o nível Intermediário regionalizado busca descentralizar a formação de especialistas em epidemiologia de campo. A formação fortalece as capacidades locais para enfrentar futuras emergências de saúde pública, responder a surtos e epidemias, e desenvolver ações de prevenção e proteção para a população, alinhando-se aos padrões internacionais de saúde pública.