O Ministério da Saúde lança, nesta segunda-feira (10), o curso Atualização das Principais Recomendações do Protocolo Clínico e Diretrizes Terapêuticas de Hepatite B e Coinfecções, direcionado aos profissionais de saúde, em particular, aos que atuam no Sistema Único de Saúde (SUS).
A iniciativa tem o objetivo de facilitar a compreensão do PCDT e das respectivas atualizações pelas quais passou, além de subsidiar especialistas em relação às diretrizes assistenciais vigentes na rede pública. Ofertado na modalidade EaD sem tutoria, o curso tem carga horária de 30 horas, está dividido em seis módulos e todos contam com casos clínicos para aplicação dos conteúdos. Estes, por sua vez, estão divididos em materiais de referência para estudo na forma de textos, vídeos, podcasts e outras atividades interativas.
Por meio dessa qualificação, os profissionais de saúde terão a oportunidade de se aprofundar nos eixos de prevenção e rastreamento; Profilaxia Pós-Exposição (PEP); diagnóstico; vigilância epidemiológica; tratamento e manejo clínico; prevenção da transmissão vertical e condutas na gestação e com recém-nascidos; além de coinfecções e condições clínicas especiais.
De acordo com o responsável pelo Programa Nacional para Prevenção e Controle das Hepatites Virais no Ministério da Saúde, Mário Peribanez Gonzalez, a expectativa é que o curso tenha ampla adesão pelos profissionais que assistem diretamente à população no cotidiano dos serviços de saúde do Brasil. “A participação dos profissionais que atuam na ponta é de extrema relevância, pois a formação oferta subsídios técnicos que são igualmente importantes para o trabalho conjunto rumo à eliminação das hepatites virais como problemas de saúde pública até 2030”, defende.