Ministro da Saúde confirma postagem de Fábio Faria rebatendo a resposta do governo do RN sobre distribuição de vacinas

O ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, respondeu na tarde de hoje, 30, o ministro das Comunicações, Fábio Faria, confirmando que o Rio Grande do Norte está no último lugar (27º) no ranking dos estados que distribuíram as doses das vacinas enviadas pelo Governo Federal. De acordo com Queiroga, “a informação é baseada nos registros efetuados no sistema do @minsaude. A responsabilidade pela inserção dos dados logo após a distribuição dos lotes aos municípios é do Governo do RN. Portanto, se está errado é porque o RN não atualizou os dados em nossa base”, disse.

Nesta quarta-feira, 30, a Secretaria de Saúde Pública do Rio Grande do Norte (SESAP-RN) postou, em suas redes sociais, que o RN distribuiu 89,18% das vacinas recebidas pelo Governo Federal e esclareceu que “Dados do Sistema Localiza SUS, por exemplo, apontam mais registros de doses aplicadas, do que as que, de acordo com o ministro, teriam sido entregues ao estado.”. A SESAP esclareceu ainda que “Através do Sistema RN MAIS VACINA é possível obter todas as informações de forma clara e objetiva, contabilizando um total de 89,18%, das doses recebidas do Governo Federal, já distribuídas aos municípios do estado.”. 

A Sesap destacou que é possível também verificar um montante de 210.690 doses, entre Coronavac e Astrazeneca, disponíveis para aplicação da segunda dose, que estão guardadas a pedido dos municípios, evitando o uso indevido como primeira dose. Ainda segundo a pasta, além das doses sinalizadas como Reserva Técnica, que permanecem armazenadas por orientação do Ministério da Saúde.