Monte submarino 2 vezes mais alto que Burj Khalifa é descoberto na Guatemala

O Burj Khalifa é o edifício mais alto do mundo. Localizado em Dubai, nos Emirados Árabes Unidos, ele tem cerca de 828 metros de altura – pouco mais da metade de um monte submarino recém-descoberto nas águas internacionais da Guatemala no oceano Pacífico. Durante um mapeamento do fundo do oceano feito pelo Schmidt Ocean Institute (SOI), dos Estados Unidos, pesquisadores encontraram um monte submarino de 1.600 metros de altura, localizado a 2.400 metros abaixo do nível do mar.

O achado ocupa uma área de 14 quilômetros quadrados. “Um monte submarino de mais de 1,5 quilômetro de altura que, até agora, estava escondido sob as ondas realmente destaca o quanto ainda temos a descobrir”, aponta Jyotika Virmani, diretora executiva do SOI, em comunicado divulgado na última quarta-feira (22).

Montes submarinos
Para que uma elevação seja considerada um monte submarino, é preciso que ela alcance no mínimo 1.000 metros de altura, sem atingir a superfície ou nível do mar. Os montes submarinos são polos de biodiversidade, uma vez que abrigam recifes de corais, esponjas e espécies de invertebrados.

Estimativas da Administração Nacional Oceânica e Atmosférica (NOAA), dos Estados Unidos, indicam que existem mais de 100 mil montes não explorados . “Um mapa completo do fundo do mar é um elemento fundamental para a compreensão do nosso oceano, por isso é emocionante viver em uma era em que a tecnologia nos permite mapear e ver essas partes incríveis do nosso planeta pela primeira vez”, diz Virmani.

Fonte: Revista GALILEU