Mudança na cúpula da Defesa traz risco de quebra de hierarquia e fissuras nas Forças Armadas, segundo pesquisador do Brazil Institute da universidade King’s College de Londres

A mudança no comando do Ministério da Defesa, as possíveis trocas nos comandos das Forças Armadas neste momento e a eventual tentativa de se atribuir aos militares papéis que não sejam estritamente constitucionais são elementos que ameaçam a coesão dentro das Forças Armadas. Essa é a avaliação do diretor do Brazil Institute da universidade King’s College de Londres, Vinicius de Carvalho, que pesquisa há mais de dez anos as áreas de Defesa e Segurança, com foco nas Forças Armadas da América Latina e do Brasil. Carvalho também foi oficial técnico temporário no Exército Brasileiro.

“Um problema muito sério que toda essa agitação criada pela demissão do ministro cria é um risco de quebra de coesão, porque as Forças Armadas dependem dela. Dependem de que haja hierarquia clara e que todos elementos dessa hierarquia estejam em coesão”, disse, em entrevista por telefone à BBC News Brasil. Em uma instituição da qual se espera “neutralidade e estabilidade de processos”, com a hierarquia como característica fundamental, Carvalho diz que o risco é o surgimento de grupos internos.

Fonte: BBC Brasil

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Social media & sharing icons powered by UltimatelySocial