Mulheres afegãs são impedidas de entrar em parques e feiras populares

As mulheres afegãs passaram a ser impedidas de entrar em parques e feiras populares em Cabul. A decisão foi tomada porque os talibãs consideram que foram violadas as regras anteriores, que ditavam que o acesso a esses locais fosse discriminado por gênero. Os parques e as feiras populares estavam entre os únicos espaços públicos onde o acesso às mulheres ainda era permitido. No entanto, desde segunda-feira, as mulheres foram banidas desses espaços.

Meses antes, os talibãs tinham decretado a discriminação da entrada nesses locais por gênero, introduzindo horários e dias diferenciados para que homens e mulheres não se cruzassem. O governo considera que “as regras foram violadas” e decidiu, por isso, endurecer as medidas.

“Nos últimos 15 meses, tentamos o melhor para organizar e resolver – e até especificamos os dias”, disse Mohammad Akif Sadeq Mohajir, porta-voz do Ministério para a Prevenção do Vício e Promoção da Virtude.

“Ainda assim, em alguns lugares – na verdade, devemos dizer em muitos lugares – as regras foram violadas”, disse Sadeq Mohajir. Houve uma mistura de homens e mulheres e o hijab não foi respeitado. Por isso, a decisão foi tomada por enquanto”, explicou.

Fonte: Agência Brasil