Museu Câmara Cascudo explora outras histórias Nos 200 anos da independência

Que histórias não foram contadas nesses 200 anos de independência do Brasil? Que outras independências viveram os brasileiros nesse período? Que histórias queremos contar agora? São esses os questionamentos que guiam a programação da 16ª Primavera dos Museus em 2022, que acontece entre 19 e 25 de setembro, no Museu Câmara Cascudo (MCC) e em museus de todo o país. 

A agenda de atividades conta com eventos online e presenciais, com atrações para todas as idades como oficinas, mostras, visitas educativas e programação cultural, além do horário de visitação estendido ao longo de toda a semana. A programação completa está disponível no site www.mcc.ufrn.br.

A partir da terça-feira (20), o Museu abre para a visitação com uma nova mostra em homenagem à artista Luzia Dantas, além de um roteiro especial de visitação contando outras histórias das exposições em cartaz no Museu. A programação conta ainda com o Festival daFoto!, com exposições e oficinas ao longo da semana. O horário de funcionamento vai ser ampliado, permitindo as visitas ao museu também à noite. De terça à sexta, os visitantes podem entrar no Museu das 8h30 às 20h30, no sábado, das 8h30 às 20h. No domingo, as visitas acontecem das 13h30 às 18h. 

Além das exposições, a programação conta ainda com uma série de atividades culturais, como apresentações culturais com a Orquestra da Ilha de Música, a Nação Zamberacatu e o sarau Insurgências Poéticas, além da apresentação de teatro de bonecos para crianças, feirinha de plantas, rodas de conversas e oficinas de sustentabilidade no Parque do Museu. Confira a programação completa e atualizada em nosso site. 

Curso discute nova definição de Museus

De 19 a 21 de setembro, o Museu Câmara Cascudo (MCC) promove uma oficina online para debater a nova definição de museus – aprovada em agosto pelo Conselho Internacional de Museus (ICOM) -, além de tratar de processos colaborativos e decoloniais nos museus. A atividade é voltada para trabalhadores de museus, estudantes e demais interessados e será ministrada por Marília Bonas, diretora ICOM-Brasil e diretora técnica nos museus da Língua Portuguesa e do Futebol, em São Paulo. As inscrições devem ser feitas através de formulário disponível no site do MCC na internet: www.mcc.ufrn.br.